segunda-feira, 31 de maio de 2010

Energia cinética pode recarregar celular

Já pensou em poder recarrgar seu celular com luz solar? Como muitos de nós sabemos, isso já é até possível, mas as barreiras para a produção em massa dos celulares com placa solar é dificil, ainda mais no Brasil [que só recebe as informações pelos grandes portais e os produtos mesmo só chegam depois de um ano ou mais].

Agora imagine poder recarregar a bateria do celular em um dia de frio, sem Sol. Isso será possível graças ao uso da energia cinética presente futuramente nos celulares. Se você não sabe ou não se recorda o que é energia cinética, o Arruma Blog explica:

As águas de uma cachoeira possuem energia, pois são capazes de realizar trabalho ao mover as turbinas de uma usina hidrelétrica, por exemplo.
Em resumo é a energia que um corpo possui em virtude de ele estar em movimento.

Se hoje o certo é conectar um cabo na tomada e carregar o celular, amanhã teremos a energia solar [boa para os países tropicais e com Sol presente] mas em lugares mais frios ou com ausencia de Sol, isso fica mais dificil, então no futuro [entre 2 ou 3 anos] o certo será usar o próprio corpo para criar a energia necessária. Como mostra na imagem, você poderá usar a energia do dedo para tal, basta girar o dedo em um local específico de seu celular e gerar a energia de que teu celular necessita. Isso ajudará os países mais pobres também.
Divulgação energia cinética em cel  - Credito MSN tecnologia

A empresa Nokia registrou recentemente a patente de um celular movido a energia solar. Não é tão simples como imaginamos criar uma nova tecnologia e colocá-la no mercado. Além da patente, temos que pensar em como ela estará daqui a alguns anos, ou seja, a empresa tem que imaginar a tecnologia em várias etapas e de várias formas.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Energia cinética pode recarregar celular"