O objetivo principal deste simpósio era primeiramente questionar como a Igreja Católica está posicionada junta as novas formas de comunicação existentes, podendo até mesmo dizer que seria uma crítica ao modelo de propagação das informações, adotado por diversos líderes religiosos, ou seja, este encontro vem debater como realmente o cristão e fiel católico recebe o conhecimento daquilo que ocorre com seu igreja.
E ao tempo podemos dizer que o simpósio buscava discutir e constituir um brainstorm, visando principalmente estabelecer meios aceitáveis para difundir todas as informações pertinentes tanto celebrações, encontros, congressos, eventos, dentre outros inúmeros casos que poderiam surgir em cada Diocese. Possibilitando, portanto, que o conhecimento se torna pluralizado dentro das infinitas fronteiras da comunicação. Podendo também, ser entendido como uma grande rede social e católica, que busca integrar de forma coerente todos os fiéis.
Portanto, em vias simples do entendimento, algumas palestras foram ministradas por pessoas ligadas tanto à área de comunicação, e/ou também à própria igreja Católica. Dentre os palestrantes podemos citar:
* Cláudia Siqueira – Coordenadora do Curso de Comunicação PUC-MG / Campus Poços de Caldas
- Tema: O processo da Comunicação na Comunidade: formatos, definições e conceitos
*Fábio Machado – Coordenador Estadual do Ministério de Comunicação da RCC MG]
-Tema: Ministério de Comunicação Social da RCC: Identidade e Missão
*Luciana Rocha – Coordenadora da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Belo Horizonte
-Tema: Pastoral da Comunicação: Identidade e Missão
Wagner Viana – graduado em Comunicação Social
-Tema: Marketing Religioso: Novas Ferramentas Religiosas
Gerlice Rosa – graduada em Comunicação Social
-Tema: A comunicação religiosa e o uso de novas tecnologias na sociedade midiática
Como podemos ver, foi uma equipe de grandes profissionais, onde cada um de acordo com o tema proposta e com sua vivência repassaram aos participantes uma noção básica do que é realmente a comunicação social dentro da instituição da Igreja, ou seja, desmistificaram qualquer estereótipo ou até mesmo engano, da visão que possui sobre o tema.
Logo em seguida, após as palestras houve alguns WorShops com os temas:
- Ministério de Comunicação Social
- Pastoral da Comunicação Social
Todos sempre voltados para as principais explicações sobre a constitui de um grupo ou equipe promissora. Dentro do tema: Igreja e Sociedade.
Resumindo, o simpósio trouxe a tona um tema que não era tão discutido, a Comunicação Social dentro da Igreja Católica, porque anteriormente víamos ou nos enganávamos, pressupondo que a religião é algo idealizada, onde tudo dá certo e corre sem necessidade de esforço. Com estas palestras podemos detectar a grande “empresa” que é a Igreja Católica. Uma empresa com fiéis, mas que não cobra pelo seu produto, porque Jesus já pagou o preço, e a salvação é dádiva de todos que buscam o caminho correto.
0 comentários: on "Simpósio de Comunicação - Igreja e Sociedade"
Postar um comentário