terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Google sabe tudo sobre você

Se você usa contas do Google pode ter uma ideia do quanto a empresa sabe sobre o seu círculo social. E estou falando de informações que não estão ligadas diretamente aos serviços que o Google oferece, como o Twitter, LinkedIn, etc.

privacidade


Não é (pelo menos não deveria ser) nada que você não tenha publicado. Mas o fato do Google ter uma espécie de dossiê (clique para consultar. De preferência logado) com suas ligações e as pessoa ligadas a pessoas ligadas a você pode te assustar (ou aumentar o seu nível de paranoicidade).

Círculo social

Basta pensar que provavelmente nem a polícia possui uma listagem como essa sobre seus relacionamentos, as pessoas com quem conversa no chat, serviços que você se cadastrou e aqueles das pessoas com quem se relacioana etc. Mas uma empresa privada sim.



Fico imaginando os hackers que invadiram contas de pessoas contrárias ao regime da China. O estrago que eles devem ter feito nesses grupos de ativistas.



Ainda vai além, afinal ele guarda todas as nossas consultas. O que não esconde com o serviço Google Dashboard.



O site Google Discovery chega até a afirmar que o Google implementará uma funcionalidade que trocará os botões "Pesquisar" e "Estou com sorte" por um único botão "Go" (Vá) sem a caixa de texto.

Isso seria o projeto mais ambicioso da empresa que espera predizer o que você vai pesquisar e quando vai pesquisar, baseado na análise de seu (e de outros) comportamento online.

Por exemplo, hoje, dia dos pais, ao entrar no site de busca você apertaria o tal botão "Go" e iria para um site de cartões virtuais para os pais. Ontem, o site aberto seria de uma loja de presentes para o dia dos pais, afinal, o Google já sabe que você deixa tudo para a última hora. Pois tem analisado nossas buscas pelos últimos 12 anos.



Contudo, tenho que reconhecer que, ao disponibilizar essa consulta, o Google não esconde que sabe muito sobre nós, uma estranha forma de transparência. Além disso, não é a única a coletar nossos dados sobre tudo que deixamos de pistas sobre nós mesmos na web.

A empresa ainda estimula, dando dicas de como aumentar suas relações, não é dímas? Quando o Google fala que no futuro a privacidade vai desaparecer, comece a trocar suas paredes de tijolos por vidro.



Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "O Google sabe tudo sobre você"

Paulo Imbriani disse...

Oxiii, não sabia que minha vida estava na rede kkkkkkkkk