Mas muita gente não tem a menor noção de como a internet funciona. Como é que um site hospedado em um servidor em outro país pode chegar até os nossos computadores em questões de segundos?…
A estrutura é basicamente a mesma sempre, um computador ou uma rede de computadores se conectam na rede de um provedor de acesso e a rede do provedor de acesso se conecta a um dos backbones disponíveis no país, que se conectam a internet atravez dos backbones para outros países.
Mas o que são os backbones?
Os backbones (em Inglês Espinha Dorsal) são as portas de entrada para a conexão de internet em um país. O sinal costuma chegar até o backbone através de satélite ou cabos submarinos. No Brasil temos diversos backbones, dentre eles algumas universidades públicas e a Embratel.Quando você liga o seu computador e inicia a conexão com a internet o seu provedor lhe fornece um IP para identificar a sua máquina na rede. O seu provedor é dono de uma determinada faixa de IPs e o que ele faz é lhe fornecer “temporariamente” um desses IPs para que você possa navegar na internet.
Já o servidor de DNS é o responsável por “traduzir” o endereço de um site para o IP que indica em qual computador aquele site está armazenado. Se ele não existisse você não digitaria “www.webdig.com.br” no seu navegador, mas sim -- xxx.66.122.131 -- (exemplificando).
Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos, um na Ásia e dois na Europa. Para Aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.
Para ficar mais claro, assista uma famosa animação sobre o assunto:
0 comentários: on "Desvendando o WWW"
Postar um comentário