segunda-feira, 12 de julho de 2010

Descubra o que as cores querem dizer

Você ja reparou que a maioria dos jornais usam a cor Azul como cor predominante em seu slogan.? Mas por quê?

Resposta: Não, isso não é manipulação, na verdade se trata da Psicologia das cores. A cor exerce uma influência decisiva nos olhos dos seres humanos, afeta a atividade muscular, mental e nervosa. A combinação das cores afeta o psicológico e pode tornar um ponto importante no interesse das pessoas no produto. O azul passa para para seu cerébro a mensagem de harmonia, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade,etc, ou seja, é a mensagem que o jornal quer passar para você.

Selecionei abaixo 10 marcas conhecidas e respectivamente o significado da cor predominante:

Coca-colaVermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, fome;HPAzul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde;
NikePreto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;wwf-logoBranco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
BarbieRosa: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;AppleCinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
408697_1Amarelo: egoísmo,  inveja, prazer, conforto, alerta, esperança,  verão, calor da luz solar, iluminação, Riqueza, euforia;Logo institucionalAlaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
LOGO_ROSE_LINGERIE1Roxo: fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade, noite, aurora, sonho, igreja, justiça, misticismo, delicadeza, calma;greenpeace-logo2Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;


É claro que cada um de nós respondemos à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes.

Descubra um pouco mais sobre você, faça o teste das cores. Funciona como um instrumento de avaliação de personalidade que consiste em obter informações sobre a personalidade mediante suas preferências e rejeições à cores. Vale a pena conferir. Fica a dica!!!

Fonte: Mundo Interpessoal


Até a próxima... xoxo



Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

12 comentários: on "Descubra o que as cores querem dizer"

João Gustavo disse...

Concordo com o significado das cores que este post faz referência, mas esta teoria não é regra a ser seguida sempre. Sou designer gráfico e para mim, o uso das cores nos projetos, seja numa identidade visual ou qualquer que seja, não pode ficar preso a estes conceitos. O uso das cores vai muito pelo contexto do projeto ao qual o profissional está inserido. Não que não concorde com este post, digo apenas que isso não é regra!!

Stamp Malhas disse...

muito legal o post, mas como voce mesmo disse cada pessoal corresponde de um forma para cada cor.

Dionne Gonçalves disse...

Exatamente, concordo com os dois comentários anteriores. São reações que dependem da pessoa, momento e objetivo.

Autor do blog

Anônimo disse...

"Você ja reparou que a maioria dos jornais usam a cor Azul como cor predominante em seu slogan.? Mas por quê?"
SLOGAN é a frase, ou chamada que acompanha a Marca. LOGOTIPO é a identidade visual da Marca. (tipografia, cor, ícone).Portanto a cor azul está no logotipo e não no slogan. Fora isso, muito bom post.

João Gabriel disse...

Não concordo totalmente com essa "psicologia" das cores. Até porque em cada região do mundo esse significado pode variar. Pra você o azul é tecnologia, segurança, mas para mim sinceramente? É só azul.

***
Recomendo a leitura desse artigo aqui http://migre.me/XHhN

Caio Franklin disse...

Pra ser sincero eu não sinto nada disso ao ver essas cores. Na verdade eu não consigo entender como as pessoas conseguem identificar as caracterísitcas e as supostas "personalidades" de cada cor. Já li muitas coisas por aí e dentro delas vi coisas como o vermelho e amarelo do Mc Donalds poderia te dar sede e fome, conforme as cores, mas sinceramente, pra mim é como se o vermelho e amarelo fossem escolhidos aleatoriamente...

Anônimo disse...

é ai que ta o segredo, as cores agem no seu inconsiente...

pq vc acha que existem as "mensagens subliminares"?

coisas que muitos de nós achamos que nao influencia em nada, na verdade influencia e muito.

Law disse...

Caio Franklin:isso ñ tem nada a ver com o que nós achamos é o nosso próprio cérebro que sente esse conforto,você não nota que a cor está le influenciando mas ela está

douglas disse...

humildade???? simbolo da aplle muito fail totalmente errado

João Gabriel disse...

Anônimo e Marcelo,

Por acaso ao andar pela rua,se ver uma parede vermelha você realmente sente fome?Sede? Acho pouco provável!

Caso sinta, não é por causa da cor, é por associação com marca, nada mais.

Para quem acha que falo isso sem fundamento, sou designer gráfico, com foco em branding, ou seja, criação de marcas novas. Em NENHUM momento de minha carreira sequer usei determinada cor porque queria transmitir algum sentimento com a mesma,pq é impossível! Percepção de cor é algo totalmente variável...O que vocês pensam em assimilar fome ao vermelho,e paz ao branco, é por estarem acostumados com marcas/lugares/objetos com estas cores,não dizendo que as mesmas foram criadas para que sua cor virasse um sentimento!

Mundo Interpessoal disse...

*********PRESTE ATENÇÃO***********

O TRECHO ABAIXO ESTÁ ESCRITO EM SEU BLOG:

O CONTEÚDO DESTE BLOG É EXCLUSIVO DO PRÓPRIO AUTOR, PORTANTO CÓPIAS SOMENTE PODERÃO SER REALIZADOS, MEDIANTE CONTATO PRÉVIO. EM CASOS DE VIOLAÇÃO DESTA REGRA ESTARÃO SUJEITOS AS PENAS PREVISTAS NA LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

ENTÃO ME EXPLICA O QUE SIGNIFICA ESSE ARTIGO ABAIXO:

http://tst-dgoncalves.blogspot.com/2010/07/descubra-o-que-as-cores-querem-dizer.html#

ENTÃO FOI VOCÊ QUE FEZ ESSE ARTIGO?

PELO MENOS VOCÊ DEIXOU A "FONTE", NA QUAL EU TIVE QUE USAR UM PROGRAMA PARA QUE ELA FOSSE INSERIDA QUANDO ALGUÉM PLAGIASSE!!!

Mundo Interpessoal disse...

APAGUE ESSE ARTIGO!
POR FAVOR, ELE NÃO É DE SUA AUTORIA