O seu comportamento é influenciado pelos outros muito mais do que você possa imaginar, e até por pessoas que você não conhece.
Lendo um artigo na Galileu onde dizia que seu comportamento é influenciado por outros, o que me chamou atenção foi a "Redes de influência", vou mostrar um trecho do artigo.
Redes de Influência
Quando os assuntos são felicidade e obesidade, pessoas que você nem conhece influenciam seu comportamento e estado de espírito, mais até do que parênteses proximos. (Veja imagem abaixo)O que podemos ver no artigo é que quanto na obesidade como na felicidade você é influenciado por seu amigo/a que é influenciado pelos amigos dele... Traduzindo, quer dizer que você acaba sendo influenciado por pessoas que nem conhece.
Uma vez, sua probabilidade de se contaminar depende das pessoas com quem você interagi. Após controlar fatores, como diferença dos níveis de sócio-econômicos, os pesquisadores descobriram que as chances de uma pessoa se tornar obesa aumenta em 57% se isso acontece com um dos seus amigos, 40% se ocorrer com um irmão e 37% com o marido ou mulher, independentemente da idade.
No entanto, os vizinhos não tem nenhuma influência, e a distancia que você mora daquele amigo gordo também não conta muito. Isso significa que o mecanismo da difusão da obesidade é diferente do da felicidade.
Em vez da imitação comportamental, a chave parece estar na adoção de normas sociais. Em outras palavras à medida que vemos nossos amigos engordando, isso muda nossas idéias sobre o que é um peso aceitável.
Uma semelhança com a felicidade é que amigos e parênteses do mesmo gênero exercem uma influencia maior. Apesar de não estar clara a importância disso para o contagio emocional, as normas para as medidas corporais são claramente determinada pelo gênero: "Mulheres se miram em mulheres, homens miram em outros homens".
Conclusão:
É importante conhecermos os amigos ocultos que são amigos de nossos amigos... para conhecermos quem verdadeiramente nos influenciam.
0 comentários: on "Sabia que você é influenciado até por estranhos?"
Postar um comentário