quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Blackout Brasil - Falta de Estrutura ou Fato Inesperado

Mais uma vez, nós deparamo-nos com a fragilidade do Brasil frente a adversidades, ou seja, não se pensa em uma atuação preventiva, dando ênfase apenas para tos corretivos, onde primeiro aparece o problema, para depois vir a solução. E deveria ser feito totalmente o contrário, afinal como já dizia o velho ditado “Prevenir é o melhor remédio”.


Como já é de conhecimento de todos, nesta noite de 10 de novembro de 2009 por volta das 22:20h , metade do país parou, devido a um Blackout que atingiu o centro-sul do país, vindo a manter sobre um “Apagão” geral, milhões de pessoas. De um ponto de vista econômico e social, imaginemos como tal fato afetou, desde simples negociações via Internet, celulares sem carga, cartões de créditos sem utilidade, dentre diversos outros pontos, entretanto um outro fato de grande relevância, é a questão da violência, onde infratores que se aproveitaram do ocorrido para realizar delitos.

Segundo a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tudo ocorreu, porque houve uma pane nas linhas de transmissão da usina de Furnas, vindo seqüencialmente a Usina de Itaipu a desligar partes das atividades automaticamente, para evitar danos maiores. Entretanto, o Paraguai também foi atingido, e seu governo solucionou o problema imediatamente, ficando apenas o lado tupiniquim sem energia, ou seja, falta de infra-estrutura e planejamento generalizado.

No entanto, fica assim a lição para o governo brasileiro, que deve possuir recursos preventivos para catástrofes, afinal não estamos livres de nada, a qualquer momento poderá ocorrer um novo infortúnio, e o que se tem que ter em mente é: “Nunca deixa para depois, o que se pode fazer hoje.” - Afinal, amanha pode ser tarde !


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Blackout Brasil - Falta de Estrutura ou Fato Inesperado"

Greg Delaney disse...

the big blackout hit Brazil while the movie '2012' is still in theaters - coincidence?