Como o Brasil será palco da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, muitos investimentos precisarão ser feitos na infraestrutura do País para que os dois eventos aconteçam com sucesso.
Um dos mais ambiciosos e polêmicos projetos é do trem-bala brasileiro, que tem o objetivo de transportar muitos passageiros em pouco tempo, passando pelas cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Ambicioso, porque seu trajeto terá uma extensão de aproximadamente 518 km, sendo 26% de viadutos ou pontes e 33% de túneis, podendo chegar a uma velocidade de até 280 km/h – a viagem entre Rio de Janeiro e São Paulo levará apenas 80 minutos. Polêmico, porque os candidatos às eleições deste ano têm opiniões divergentes sobre o projeto e também porque o trem-bala tem um custo muito alto, cerca de 34 bilhões de reais.
Desde a metade do século passado o setor ferroviário brasileiro vem perdendo relevância: o território brasileiro é 22 vezes maior do que o japonês, mas a extensão de estradas de ferro é quase a mesma do Japão. Entre as vantagens do trem-bala, também conhecido como TAV (trem de alta velocidade), podemos citar:
- Viabilizar o desenvolvimento de polos regionais ao longo da ferrovia, estimulando a geração de diversos empregos diretos e indiretos, possibilitando melhor distribuição da população e da produção, reduzindo a aglomeração das grandes metrópoles;
- Nova alternativa de transporte, com boa competitividade de preço e qualidade em comparação às viagens aéreas, capaz de aliviar o sistema aeroportuário, rodoviário e urbano;
- Reduzir o tempo das viagens, com baixa probabilidade de atrasos;
- Reduzir o congestionamento e o número de acidentes nas rodovias;
- Emissão de carbono (CO²) menor do que dos outros meios de transporte;
- Positivo ao empreendedorismo, pois executivos, consultores e mão de obra qualificada podem deslocar-se com mais facilidade.
Como escreveu Maurício Lemos, economista e diretor do BNDES, “O TAV ajudaria o coração econômico do Brasil – a região metropolitana de São Paulo – a ter suas artérias desobstruídas, propiciando maior crescimento e um desenvolvimento regional mais equilibrado da economia brasileira. O Rio de Janeiro, São Paulo e o Brasil ganham com o TAV”.
O governo parece confiante no projeto e o ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos, chegou a admitir que estudos de viabilidade estão sendo feitos para mais três linhas de trens-bala no Brasil, que ligariam Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
2 comentários: on "Vantagens de ter um trem bala brasileiro"
Eu adorei a ideia desse trem sim, só quero saber o porque escreveu nessas faixas azuis? hunf, tive que selecionar tudo para ler amigooooo... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk VALEU!!
************************************
BLOG PLAGIADOR!!!!!!!!!
BLOG PLAGIADOR!!!!!!!!!
BLOG PLAGIADOR!!!!!!!!!
BLOG PLAGIADOR!!!!!!!!!
BLOG PLAGIADOR!!!!!!!!!
BLOG PLAGIADOR!!!!!!!!!
BLOG PLAGIADOR!!!!!!!!!
BLOG PLAGIADOR!!!!!!!!!
BLOG PLAGIADOR!!!!!!!!!
BLOG PLAGIADOR!!!!!!!!!
Postar um comentário