Como transmite os dados?
Para entender o funcionamento da fibra óptica, também é necessário entender o conceito básico de refração da luz, e como eu não sou professor de física e aqui não é site de vestibular, vamos usar o seguinte exemplo:
Suponha que você queira enviar o facho de luz de uma lanterna através de um longo corredor reto. Basta aponta-ló diretamente na direção do corredor: a luz viaja em linha reta, então isso não é um problema. Mas e se o corredor virar à esquerda ou à direita? Você poderia colocar um espelho na curva para refletir o facho de luz e dobrar a esquina. Mas e se o corredor for muito sinuoso, com múltiplas mudanças de direção? Poderia revestir as paredes com espelhos e ajustar o ângulo do facho de modo que ele refletisse de um lado para outro ao longo do corredor.
Isto é chamado de Reflexão Total e é exatamente isto que ocorre no interior de um filamento de fibra ótica. A luz percorre de uma extremidade à outra da fibra, refletindo-se várias vezes contra as paredes — que mandam o feixe de volta para o núcleo — fazendo uma espécie de ziguezague ao longo do caminho dos dados.
Tipos de fibras óticas:
Variam de acordo com o tipo de fonte luminosa usada e a quantidade de sinais que podem ser emitidos dentro da fibra, são:
Monomodo
A propagação é feita por um único modo, pois a fibra apresenta um núcleo pequeno. O que significa que a largura da banda utilizada é maior e há menor dispersão da luz laser emitida, permitindo a transmissão de sinais a grandes distâncias (WAN). Apesar de a qualidade superior das fibras monomodo, a fabricação é mais cara, o manuseio é difícil e exige técnicas avançadas.Multimodo
Além do laser, as fibras podem usar como fonte LEDs (diodo emissor de luz). Possuem um diâmetro maior e, por isso, mais de um sinal pode transitar o filamento. Dessa maneira, ainda se encontram duas subdivisões: fibras multimodo de índice degrau e as de índice gradual. A diferença entre elas é que a capacidade de fibra de índice degrau é inferior em relação às outras, tanto pela quantidade de sinal transmitido ser menor quanto por causar maior perda das informações. Na fibra de índice gradual, há uma variação parabólica — como se fizesse uma sequência de arcos durante o percurso — e isso aumenta a faixa de frequência do sinal utilizado.Devido a essas características, as multimodo são mais usadas para comunicações a curta distância, como redes locais (LAN).
Vantagens do seu uso
As fibras ópticas estão substituindo os fios de cobre ao longo dos anos, principalmente no campo das telecomunicações, por não sofrerem interferência eletromagnética devido ao caráter dielétrico (isolante) do material. Em outras palavras, não há distorção do sinal por causa dos ruídos elétricos do ambiente externo ou das fibras óticas também agrupadas no cabo. Assim, a perda de informações durante o trajeto não é relevante.
Também por esta razão, a dificuldade de desviar qualquer sinal é consideravelmente grande e, dessa forma, as fibras são consideradas um meio bastante seguro para o transporte de dados. Ideal para quem requer uma rede com alto nível de privacidade;
Capacidade para transportar grandes quantidades de informação ( Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra), o que torna ideal o uso em redes de sites com grande volume de informação, como bate-papos e redes sociais;
As fibras ópticas são teoricamente adequadas para a transmissão de informação digital, o que é especialmente útil nas redes de computadores;
Outra vantagem é em relação aos fios de cobre: o material mais comum para a fabricação das fibras é o vidro, produzido da sílica, especificamente do quartzo, um dos minerais mais abundantes do mundo, mas apesar deste fator o custo é elevado na compra e na manutenção.
E você, o que acha da Fibra Óptica?Opine nos comentários!
1 comentários: on "A Fibra optica - Detalhes e Curiosidades"
Uau, adorei esse post, super interessante... Valeu!!
Postar um comentário