terça-feira, 6 de abril de 2010

Características do empreendedor: Ter uma comunicação fora de série

Na hora de se comunicar, a primeira coisa que você precisa ter em mente é: Ninguém tem obrigação em prestar atenção no que você está dizendo.
Partindo desse ponto, você precisa de 2 coisas para merecer a atenção das pessoas:
  • Conteúdo: Evite falar de cometas para um dinossauro. Se for para falar algo inútil, melhor nem falar.
  • Forma: A primeira coisa que será analisada é o layout do Power Point, a formatação do seu texto ou o modo como você fala. Se a primeira impressão for ruim, dificilmente se darão ao trabalho de prestar atenção no conteúdo.
Não deixe sua audiência ficar com essa cara
Não deixe sua audiência ficar com essa cara

Comunique-se de forma estruturada:
Se você tem muita coisa a dizer, quebre em tópicos menores. Ninguém merece procurar algo e encontrar um toroço de texto, sem nenhuma divisão entre parágrafos. Mesmo quanto estiver falando, use pausas e deixe bem claro para o público qual tópico você está abordando.
Destaque o que for importante:
Negrito ou tamanhos diferentes de letras são ótimas formas de mostrar o que é mais relevante. Porém, só destaque o que for realmente importante, um texto com destaques em todas as frases e um carnaval de cores fará o leitor ignorar o que não estiver destacado.
Não tenha medo de repetir informação:
Desde que a informação seja passada de forma diferente, não tem problema passar pelo mesmo ponto 2 vezes. Isso pode te ajudar a enfatizar pontos importantes. Afinal, ninguém tem obrigação de prestar atenção no que você está dizendo.
Faça analogias e mostre exemplos:
Imagine que você está explicando uma palavra para um gringo. Você vai mostrar o contexto da palavra e usar exemplos, não vai? Por que não fazer o mesmo com sua audiência?
Ensaie, ensaie e ensaie:
Após escritos, nossos textos sempre passam pela TETE (Técnica de Encurtamento de Textos da Empreendemia). De primeira um texto sempre terá informações desnecessárias e alguns erros de digitação, revisão é fundamental. Leia também sobre porque ensaiar suas apresentações.
Se você leu até aqui, tenho mais um desafio. Releia esse texto e deixe um comentário falando onde eu usei cada elemento da comunicação. Quem acertar mais respostas ganhará um mega prêmio.
Pra quem quiser se aprofundar na arte da comunicação, recomendo conferir depois da minha assinatura a sequência de slides sobre “Alta Eficiência em Apresentações” e o vídeo “As 3 formas do cérebro criar significado”.
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Características do empreendedor: Ter uma comunicação fora de série"