quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Como funciona a "Dengue"

A dengue é uma doença infecciosa viral que afeta mais de 100 países no mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram mais de 50 milhões de indivíduos infectados por ano, com 500.000 casos de dengue hemorrágica e 20.000 mortos a cada ano.
Cada vez se ouve falar mais sobre dengue. Por que isso?
O motivo é que a dengue vem se espalhando por vários países, e há grande dificuldade para o controle da doença. E, se o aquecimento global for mesmo uma realidade como as evidências científicas mostram, o aumento da temperatura fará com que o mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti, se espalhe por novas regiões, levando a doença a novas áreas no planeta.



Imagem cedida por: CDC " Nat. Cntr. For Infectious Diseases; Div. of Vector-Borne Infectious Dieases; Dengue Fever
Fêmea do mosquito Aedes aegypti no momento exato de uma picada
Como é o vírus da dengue?
Há quatro tipos de vírus da dengue, numerados de DEN1 a DEN4. Eles pertencem à família Flaviridae e são vírus que só contêm RNA. Eles são da mesma família do vírus que causa a febre amarela, e tanto a dengue quanto a febre amarela são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. A figura acima mostra o mosquito que transmite a dengue e a febre amarela, o Aedes aegypti. A dengue é transmitida pela picada da fêmea desse mosquito, que tem hábitos diurnos. A infecção por um dos tipos de virus dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três tipos de virus.

Vacina
O Brasil quer testar, dentro de cinco anos, a primeira vacina no mundo contra a dengue.

Leia mais em VEJA.com

Os vírus da dengue costumavam causar doença nas regiões mais quentes entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Com a disseminação do mosquito além dessas latitudes, o vírus está se espalhando e causando a doença em regiões mais perto dos pólos. O aquecimento global, com o aumento da temperatura em regiões mais distantes do Equador, pode levar à disseminação do mosquito e da dengue para áreas mais perto dos pólos. A dengue no Brasil costumava ocorrer durante o verão, reduzindo-se quase a zero no inverno. Desde 2005, os níveis de infestação têm se elevado mesmo nos meses de inverno, agravando o risco de uma nova epidemia. Os invernos atípicos dos últimos anos, com temperaturas elevadas e umidade do ar acima da média, pelas chuvas freqüentes nas regiões Sul e Sudeste, contribuem para um risco maior de epidemia nos próximos anos. A situação é agravada também pelo descaso das autoridades com a doença, que mudam a política de combate à dengue de acordo com interesses eleitorais. "A dengue é uma lição que o Brasil já deveria ter aprendido há muito tempo. Todos os anos em que há disputa eleitoral, a guerra contra a dengue perde. Os gestores desmobilizam programas, demitem servidores e fazem politicagem menor com algo tão grave", afirmou o ministro da Saúde José Gomes Temporão.
Só nos três primeiros meses de 2008 foi registrado um aumento assustador no número de infectados em todo o país, principalmente no Rio de Janeiro, que até o dia 4 de abril teve cerca de 50 mil casos confirmados - em números absolutos, o Rio reúne praticamente o dobro de casos somados nos seis Estados onde houve aumento de casos de dengue:
  • Amazonas - 992%
  • Rondônia - 484%
  • Sergipe - 617%
  • Bahia - 241%
  • Rio Grande do Norte - 275%
  • Pará - 147%
Nacionalmente, o índice caiu 27%.
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Como funciona a "Dengue""